OUVIDORIA
Você está em Notícia
21 de Setembro de 2023
Novo relatório da ONU destaca papel das cooperativas no desenvolvimento social.

O relatório do Secretário-Geral da ONU de 2023 sobre cooperativas no desenvolvimento social foi divulgado, e define a abordagem do ecossistema empreendedor como uma forma fundamental de apoiar as cooperativas na realização do seu potencial para aumentar o bem-estar económico e social para todos. Nesta edição, as recomendações centram-se na investigação, nos dados, no diálogo político, no apoio técnico e no reforço de capacidades.

O relatório foi publicado seguindo a Resolução 76/135 da Assembleia Geral de 2021, e descreve as principais políticas e ações que podem ajudar as cooperativas a concretizar todo o seu potencial para apoiar os Estados-Membros na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente proporcionando empregos dignos, avançando na erradicação da pobreza e promovendo a sustentabilidade ambiental.O relatório será apresentado à 78ª Assembleia Geral da ONU, que se realizará de 18 a 26 de setembro de 2023, para adotar uma nova resolução sobre cooperativas no desenvolvimento social.

No relatório, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, celebra a forma como as cooperativas promovem o desenvolvimento sustentável nas três dimensões de desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e proteção ambiental, contribuindo para a “inclusão social e a erradicação da pobreza e da fome”. Embora os Estados-Membros tenham reconhecido as cooperativas como parceiros fundamentais para o desenvolvimento sustentável, “elas continuam a desempenhar um papel relativamente pequeno nas políticas e práticas económicas e sociais globais, em comparação com a sua enorme contribuição potencial ”, afirma o relatório.

Cada vez mais, as Nações Unidas reconhecem o modelo de negócio cooperativo como um interveniente fundamental no avanço em direcção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Isto não é coincidência; é o resultado da integração e do poder que demonstramos em cada comunidade para responder aos principais desafios da agenda global. Espera-se que este apelo do Secretário-Geral da ONU aos governos nos permita continuar a consolidar um paradigma cooperativo em cada país, em cada região e a nível global. Os povos do mundo e o ambiente precisam urgentemente de fortalecer um sistema de relações econômicas que garanta prosperidade, equidade, democracia e paz” , afirma Ariel Guarco, Presidente da ACI.

O ecossistema empreendedor cooperativo, conforme descrito pela ONU, inclui 5 ações principais :

Ambiente político e regulatório
Educação e capacitação
A cultura da cooperação
Financiamento e finanças
Construindo redes e parcerias
Dois estudos de caso são apresentados como exemplos de ecossistemas cooperativos bem-sucedidos que incorporam todos os elementos-chave: os exemplos de cooperativas de trabalhadores da Mondragon Corporation em Espanha e o movimento Kibutz em Israel . Outros exemplos mencionados podem ser encontrados aqui . “É necessário compreender as particularidades do ecossistema para tipos alternativos de empreendimentos e traçar estratégias de como e através de quais mecanismos eles podem ser empoderados no nível político e trazer maiores benefícios às suas comunidades”, diz o texto.

O relatório destaca quatro recomendações principais aos Estados-Membros sobre como apoiar e fortalecer as cooperativas como empresas comerciais de sucesso para aumentar a sua capacidade de apoiar o desenvolvimento sustentável e aumentar o bem-estar econômico e social:

Utilizar a abordagem do ecossistema empreendedor, bem como apoiar futuras investigações, a fim de construir uma base sólida para políticas baseadas em evidências;
Recolher dados abrangentes e internacionalmente comparáveis ​​sobre o papel das empresas cooperativas no desenvolvimento económico e social e na implementação dos ODS;
Integrar as cooperativas nos planos nacionais de desenvolvimento e nos processos de elaboração de relatórios sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, nas consultas nacionais sobre políticas sociais e económicas e nas análises nacionais voluntárias submetidas ao Fórum Político de Alto Nível sobre desenvolvimento sustentável;
Fornecer análise política, apoio técnico e assistência ao desenvolvimento de capacidades para promover
o crescimento contínuo das cooperativas para a consecução do desenvolvimento sustentável.
Este relatório é o resultado da discussão no âmbito da Reunião do Grupo de Peritos (EGM) sobre Cooperativas no Desenvolvimento Social, organizada pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA) em Maio, na qual a ACI esteve envolvida. Os especialistas provinham de diversas áreas, incluindo investigadores do meio académico, profissionais do movimento cooperativo e departamentos governamentais responsáveis ​​pelas cooperativas. Mais informações estão disponíveis aqui .

A ONU há muito que vê o movimento cooperativo como um parceiro fundamental na melhoria do desenvolvimento social e as cooperativas como empresas muito adequadas para alcançar os ODS. A Assembleia Geral da ONU tem adoptado resoluções relativas às cooperativas no desenvolvimento social desde 1950 e sistematicamente a cada 2 anos desde 1992.

No seguimento destas resoluções, o Secretário-Geral da ONU apresentou este relatório de 2023 para examinar a sua implementação. Num relatório anterior publicado em 2021, o Secretário-Geral da ONU reconheceu a importância das cooperativas como actores económicos e sociais fundamentais na estratégia de recuperação global após a pandemia da COVID-19.

Recentemente, em Abril de 2023, a ONU aprovou a primeira Resolução sobre a promoção da economia social e solidária para o desenvolvimento sustentável .

Fonte: ICA Coop

Fonte: https://mundocoop.com.br/internacional/novo-relatorio-da-onu-destaca-papel-das-cooperativas-no-desenvolvimento-social/