OUVIDORIA
Você está em Notícia
24 de Novembro de 2023
ESG: cooperativas estão à frente nos aspectos social e de governança

Enquanto o mundo corporativo começa a abrir os olhos para a necessidade de cuidar não apenas de resultados financeiros, mas do desenvolvimento social, ambiental e da governança, o cooperativismo mostra – mais uma vez – que segue à frente do seu tempo. Pesquisa inédita realizada pelo Sistema OCB,  em âmbito nacional, revela: as cooperativas brasileiras já estão afinadas com a pauta ESG (veja quadro). Elas se destacam em quesitos como o cumprimento de leis e normas, conformidade social e ambiental e práticas trabalhistas. Unindo todos os quesitos, a aderência das coops chega a 51,3% — mais da metade de todos os itens avaliados.

Para o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, o achado mais importante da pesquisa DIagnóstico ESG — realizada em parceria com a Galia Consultoria, empresa com  21 anos de experiência na área de consultoria em sustentabilidade e estratégias ESG, com as confederações dos ramos Crédoto e Saúde, além das Organizacões Estaduais cooperativistas.— foi  a confirmação de que os cuidados com as pessoas, com o meio ambiente e com a ética na gestão são parte indissociável do  do dia a dia das cooperativas brasileiras. 

“O ESG  está na lista de prioridades da pauta cooperativista', elogia o presidente. 'Muitas cooperativas já estão engajadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No universo coop, as principais lideranças já têm conhecimento de ESG. Estão todos muito cientes do tema, esse é o principal achado.”

á a  especialista em sustentabilidade e estratégias ESG, Rosilene Rosado, sócia-fundadora da Gália Consultoria, destaca que a pesquisa trouxe insights importantes para o amadurecimento das práticas sociais, ambientais e de governança das cooperativas.

“O cooperativismo, por princípio, possui vocação natural para práticas sustentáveis, especialmente nas dimensões sociais e de governança. O caráter humanizado do cooperativismo, evidenciado pela forte aderência às práticas como saúde e segurança do trabalho, educação e envolvimento comunitário, reflete uma vocação intrínseca de priorizar o bem-estar humano. A conformidade ambiental também é um indicador da responsabilidade das cooperativas em atuar dentro das normas e regulamentações e interessar-se pelas comunidades onde atuam. Além disso, o foco em ética, integridade e relacionamento estreito com os cooperados sublinha o seu compromisso com uma governança robusta”, avalia Rosilene.

Explicando o conceito de ESG

O termo ESG (do inglês environmental, social and governance – meio ambiente, social e governança) tem ganhado grande visibilidade, graças a uma preocupação crescente do mercado sobre a sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais para o mundo corporativo, colocando forte pressão sobre o setor. Por isso, cada vez mais organizações buscam entender o que é ESG e as adaptações necessárias para estar em conformidade com as exigências. 

Em 2004, em um discurso para os 50 presidentes das maiores instituições financeiras do mundo, o então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, fez um desafio. Ele pedia soluções para integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais até 2030. Surgiu daí a sigla ESG.

O movimento nasceu no mercado financeiro e ganhou corpo, metodologia e indicadores. Há métricas para mostrar o que as instituições fazem em termos de sustentabilidade nas 3 dimensões. Isso é importante porque o mercado exige e o planeta precisa!

Fonte: Mundo Coop