OUVIDORIA
Você está em Notícia
28 de Dezembro de 2023
Dia Nacional das Cooperativas de Crédito: 2023 coleciona avanços para o setor

Criado em 2012 através da Lei 12.620/12, o dia 28 de dezembro traz um importante marco para o cooperativismo de crédito. Na data, há 121 anos, nascia em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a primeira cooperativa de crédito do Brasil. Fundada pelo Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo brasileiro, a Sicredi Pioneira é hoje a instituição financeira privada mais antiga e em atividade do Brasil.

Na data, o setor é chamado a celebrar a importância das cooperativas de crédito para a democratização e desenvolvimento do sistema financeiro nacional. Presentes em todo o território brasileiro, o setor é um dos pilares da economia nacional e hoje, são um símbolo das boas práticas. Trazendo impacto positivo para milhares de famílias ao redor do país, as cooperativas se fortalecem mais a cada ano, ocupando espaços e sendo responsáveis por grandes avanços no sistema financeiro.

Segundo dados da última edição do AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, divulgado pelo Sistema OCB, o cooperativismo de crédito reúne hoje mais de 16 milhões de cooperados, distribuídos em mais de 728 cooperativas e são mais de 100 mil empregos diretos.

Indo na contramão dos bancos, o cooperativismo mais uma vez mostrou que a atuação regional e próxima, seguirá como seu principal mote. Segundo números divulgados pelo Banco Central (BC), o setor possui mais de 9 mil unidades de atendimento, um aumento expressivo em relação ao ano anterior. Totalizando mais de 3 mil localidades, o setor opera em mais de 55% dos municípios brasileiros. No final de 2022, eram mais de 799 cooperativas singulares e 32 centrais.


Ao longo do ano, os sistemas de crédito cooperativo – Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol, Unicred, Sisprime e CredSIS – colecionaram reconhecimentos internacionais, parcerias estratégicas e ações sociais que transformaram a vida de crianças e adolescentes por todo o Brasil. Somado a isso, a intercooperação resultou em uma parceria inédito, que tornou as cooperativas uma das primeiras instituições a emitirem o Drex, a nova moeda digital do Brasi. Na COP28 e no G20, as cooperativas estiveram no centro das atenções, apresentando cases e liderando discussões em torno da educação financeira e da agenda ESG.

2023 foi ainda um ano que marca uma conquista histórica: em dezembro, o Ato Cooperativismo foi aprovado, e a definição do adequado tratamento tributário ao setor e a criação de um regime específico de tributação para as cooperativas será incorporado ao texto da Constituição Federal.

Entre tantos avanços, o setor caminha para 2024 com novas perspectivas. E neste 28 de dezembro, cooperados, colaboradores e cooperativas comemoram não apenas mais de uma década de trabalho pautado no propósito, mas também, consolidam o seu papel como impulsionadoras da inovação no sistema financeiro.

Fonte: https://mundocoop.com.br/destaque/dia-nacional-das-cooperativas-de-credito-2023-coleciona-avancos-e-conquistas-para-o-setor/