Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais em João Monlevade Ltda
26/02 - Sistema Ocemg lança 7º Ciclo do PDGC em Minas
Sistema Ocemg lança 7º Ciclo do PDGC em Minas

Tradicional na agenda do cooperativismo mineiro, o evento anual de lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) foi realizado pelo Sistema Ocemg no último dia 20 de fevereiro, no Espaço de Eventos da Unimed-BH.

Reunindo cerca de 400 participantes, o encontro marcou o início das atividades referentes ao programa para as cooperativas mineiras, com destaque para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que será promovido pelo Sistema OCB em 2019. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou a participação do público e o comprometimento das cooperativas do Estado com o PDGC. "O número de presidentes de cooperativas presentes neste evento de lançamento confirma como os dirigentes cooperativistas estão focados na melhoria da autogestão e no progresso do negócio cooperativo", disse.

Na ocasião, a gerente geral do Sescoop Nacional, Karla Oliveira, fez um convite para as cooperativas integrarem o PDGC e o Prêmio. "Espero que, com grande senso de responsabilidade, possamos contribuir para o atingimento da nossa meta para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados".

A Unimed-BH, destaque na categoria "Melhoria Contínua", nível de maturidade  "Rumo à Excelência" da última edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, esteve representada na abertura do evento por seu presidente, Dr. Samuel Flam, que reforçou a relevância de investir em ações que visam a melhoria da gestão cooperativas. "Se não aprimorarmos nossos processos, inserindo novas tecnologias, sem deixar de lado as pessoas, como vamos competir no mercado atual?", questionou.

Cenários e perspectivas

Com uma programação diversificada, o evento de Lançamento do 7º Ciclo do PDGC abordou temas ligados ao atual cenário político e econômico, bem como gestão, inovação e sucessão nas cooperativas.

Carlos Primo Braga, ex-diretor do Banco Mundial, durante a palestra "O Brasil Sob Nova Direção", traçou um panorama do Brasil contemporâneo: "Temos um problema de obesidade no setor público e de anemia no setor privado. Tudo isso em meio a um ambiente de fragmentação política", frisou, alertando que é preciso se preparar para enfrentar os percalços dos próximos anos, a começar pela qualificação das lideranças.

Gestão de Cooperativas em Tempos de Mudança, foi o tema do palestrante e empresário Eduardo Tevah, que discutiu assuntos ligados ao papel dos líderes para o desenvolvimento das equipes. "Não pensem em 2019, pensem em ações que vão perpetuar o negócio cooperativo e no legado que você vai deixar para aquela organização", disse.

Considerado um dos maiores experts de Gestão de Vendas do país, o empreendedor Sandro Magaldi pontuou que é preciso estar ciente das mudanças do mundo e se preparar para não ficar para trás. "O que estamos vendo de inovações nos dias de hoje só mostra que estamos atrasados para começar a inovar", disse. Para Magaldi o cooperativismo é o modelo de negócios do futuro, porque tem como centro as pessoas, e está trabalhando com foco na gestão e nas transformações tecnológicas do mundo.

O encerramento do evento contou com a participação do ator, produtor e diretor Miguel Falabella, que também destacou as cooperativas como protagonistas por colocarem as pessoas como centro do modelo de atuação. "O grande problema da nossa sociedade é não perceber o outro, aqueles que trabalham com você ou estão à sua volta. E o cooperativismo faz isso", completou. 

 

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM JOÃO MONLEVADE LTDA
RUA PEDRO BICALHO, 234 - NOVO HORIZONTE - JOÃO MONLEVADE - MG
COPREMON 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS