Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais em João Monlevade Ltda
03/12 - Fórum Educa OQS debate a importância do relacionamento com o cooperado
Fórum Educa OQS debate a importância do relacionamento com o cooperado

Promover uma reflexão sobre a importância do Agente de Desenvolvimento Sustentável (ADCs) na realização de ações junto ao quadro social das cooperativas. Esse foi o objetivo do Fórum Educa OQS, realizado pelo Sistema Ocemg no dia 19 de novembro. Na ocasião, cerca de 50 pessoas acompanharam a programação do evento virtual.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, falou aos participantes que a função que exercem na cooperativa é fundamental. “A Organização do Quadro Social (OQS) diz respeito à sustentabilidade do cooperativismo. Se você não dá a devida importância ao OQS, deixa de lado a principal característica da sua cooperativa, que é a pessoa. Os resultados do negócio cooperativo são importantes, mas para que possam ser aplicados no social. Essa é a nossa diferença no complexo econômico mundial”, disse.

Para enriquecer a programação, o vice-presidente do Sicoob Centro Leste RS, Paulo Learsi, ministrou a palestra “A importância do relacionamento para fidelização de cooperados e clientes”. Em sua fala ele abordou a mobilização e estruturação do programa de Organização do Quadro Social (OQS) de cada cooperativa, levando em conta características de cada uma, bem como do público e do local de atuação. “Quando se fala em relacionamento com o cooperado, dentro de um Estado como Minas Gerais ou de um país tão grande quanto o Brasil, temos que ter o entendimento da cultura de cada região. O relacionamento se dá a partir dos costumes e tradições da região, que são fundamentais para a construção de uma relação forte e duradoura”, disse.

Exemplificando as iniciativas voltadas para o engajamento do quadro social no negócio cooperativo, foram convidados representantes de cooperativas para falarem sobre os projetos realizados em diferentes regiões de Minas e do país. Franciele Silva, ADC do Sicoob União Centro-Oeste, de Arcos, apresentou a iniciativa “Se liga”, um curso online e gratuito de educação financeira, totalmente desenvolvido e idealizado pela cooperativa. O resultado é que 8.306 pessoas, de cinco Estados se inscreveram no curso. Além disso, foi desenvolvida uma ferramenta, o Sistema de Gestão de Relacionamento, para armazenar e entender os dados gerados pelos cooperados.

Já a assessora de cooperativismo da C.Vale, Mirna Fúrio, falou sobre como a cooperativa, que atua no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai, se posiciona de maneira a estar próxima dos seus cooperados. Atualmente, são promovidas ações com foco na formação de lideranças, incluindo jovens tanto da comunidade quanto filhos e netos de cooperados, passando por projetos junto ao público feminino e realização de comitês educativos para todo o quadro social.

Por fim, Daniel Silveira, gerente de Relacionamento com Médico Cooperado da Unimed Fortaleza, contou sobre as dificuldades de chegar ao quadro social da cooperativa de Saúde, já que os médicos têm empecilhos de sair do consultório ou dos hospitais e irem até a cooperativa. Portanto, a Unimed Fortaleza possui um grupo de executivos, que vai até eles. A organização investe ainda em benefícios para os cooperados, como férias remuneradas, um programa de participação continuada, plano de saúde subsidiado, universidade corporativa, entre outros.

Fonte: https://sistemaocemg.coop.br/noticia/forum-educa-oqs-debate-a-importancia-do-relacionamento-com-o-cooperado/

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM JOÃO MONLEVADE LTDA
RUA PEDRO BICALHO, 234 - NOVO HORIZONTE - JOÃO MONLEVADE - MG
COPREMON 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS