OUVIDORIA
Você está em Cooperativismo / O QUE É O COOPERATIVISMO

Cooperativismo significa a colaboração entre pessoas com um interesse em comum. A ideia surgiu após a Revolução Industrial, quando a população começou a ficar insatisfeita com as altas taxas de desemprego e os baixos salários.

O cenário motivou os trabalhadores a se unirem em busca de melhores condições para o exercício das suas atividades, que incluíam desde a redução nos custos de produção até a aquisição de novos equipamentos.

No entanto, foi apenas em 1844 que o termo cooperativa surgiu. A primeira cooperativa foi criada na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra.

Um grupo composto por 27 homens e uma mulher se uniu para montar seu próprio armazém, já que, separadamente, essas pessoas não tinham condições de comprar a quantidade básica de alimentos para sobreviver.

A proposta era simples: comprar alimentos em grande quantidade para conseguir preços menores. Todos os itens seriam divididos igualitariamente entre o grupo. E assim nasceu a Sociedade dos Probos de Rochdale, que em 4 anos multiplicou seu capital social de 28 para 152 mil libras.

O termo cooperativismo, contudo, só foi criado oficialmente em 1948, em um congresso do segmento realizado em Praga. Na época, sua definição era: “Será considerada como cooperativa, seja qual for a constituição legal, toda a associação de pessoas que tenha por fim a melhoria econômica e social de seus membros pela exploração de uma empresa baseada na ajuda mínima e que observa os Princípios de Rochdale”.

Desde então, já são mais de 3 milhões de cooperativas no mundo. Existe até o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho e com objetivo de divulgar esse modelo organizacional.